O gerenciamento de frotas baseado em dados é uma demanda emergente e um reflexo do aumento da complexidade das operações veiculares. Cada vez mais se busca por agilidade, controle, eficiência e segurança nos processos e com o avanço da tecnologia, soluções como o rastreamento veicular com leitura da Rede CAN têm chamado a atenção e se destacado entre os gestores.
Mas afinal, o que é rastreamento CAN?
O popular rastreamento CAN ou rastreamento veicular com leitura da Rede CAN é uma solução que engloba as funcionalidades do rastreamento veicular comum, mais a coleta de dados avançados da Rede CAN dos veículos. Utilizando esses dados, o gestor consegue fazer uma gestão mais analítica e inteligente, baseando suas decisões em fatores precisos.
O que é Rede CAN?
A Rede CAN ou CAN bus (Controller Area Network) é a principal rede de comunicação dos veículos que envia mensagens codificadas entre as unidades de controle eletrônico (ECUs), a comunicação ocorre de maneira confiável e prioritária. Veículos modernos podem ter mais de 70 ECUs: módulo de controle de motor, vidros elétricos, freios ABS.
Como fazer a leitura da Rede CAN?
A leitura das mensagens pode ser realizada por diversos dispositivos, como rastreadores ou scanners, que são principalmente utilizados por mecânicos. O que vai definir a ferramenta ideal para decodificação e leitura é o protocolo, tipo, marca, modelo e ano do veículo em questão e os parâmetros buscados pelo cliente. Para o rastreamento CAN, a leitura utiliza um rastreador veicular avançado, que de acordo com o modelo, será conectado direto na fiação elétrica ou em uma porta OBD.
O que é OBD?
A OBD (On-Board Diagnostics) é um sistema interno presente nos veículos que monitora e controla o status de diversas ECUs. A segunda e mais recente geração de sistemas de diagnóstico On-Board é conhecida pelo padrão OBDII, e sua porta padronizada de acesso é facilmente encontrada nos painéis e caracterizada por uma pinagem específica. A porta fornece energia e conexão à Rede CAN para que diversos dispositivos, como o rastreador Plug & Play, consigam obter inúmeros parâmetros dos veículos.
Como os dados podem ser acessados pelo gestor?
Os dados coletados pelo rastreador veicular Rede CAN são enviados para um sistema de telemetria veicular, o qual o gestor consegue acessar através de dispositivos conectado à internet, como computadores e smartphones. Nesse sistema, o gestor será capaz de configurar a coleta, visualizar e manipular os dados e gerar e exportar relatórios.
Por que fazer a leitura da Rede CAN?
Muitas informações percorrem esta rede, por isso quando conectamos um rastreador capaz de ler e traduzir esses dados, é possível interpretar o funcionamento dos veículos com novas perspectivas. Os rastreadores que conseguem fazer a leitura da Rede CAN, coletam informações avançadas em tempo real, como RPM, consumo e nível de combustível, temperatura do motor e muito mais. Assim, o gestor consegue melhorar suas estratégias de gestão de frota e aumentar o desempenho dos veículos.
Benefícios para a Gestão de Frota
Monitoramento de Consumo de Combustível
Essa solução permite que o gestor acompanhe a quilometragem rodada e o consumo de cada veículo, calculando médias precisas. Além disso, é possível controlar os abastecimentos e saber quando, onde e quantos litros foram abastecidos. Com todas essas informações, fica mais fácil de identificar anomalias no consumo, como roubos de combustível na frota.
Parametrização Avançada
O rastreamento CAN permite que o gestor acesse dados da faixa de RPM, identificando picos na condução, frequência e duração. Outro benefício é o controle da temperatura do motor, no qual é possível visualizar superaquecimentos e quando eles ocorreram. E por fim, a visualização de dados sobre o odômetro e o horímetro, que permite o controle da quilometragem rodada ou as horas trabalhadas por cada veículo.
Análise do Modo de Condução
Através do rastreamento CAN é possível fazer um controle rigoroso da forma como seus motoristas conduzem, acessando dados sobre o uso da embreagem e identificando padrões que podem resultar em gastos.
Além dessas funções avançadas, o gestor de frota terá acesso à todas outras funcionalidades do rastreamento veicular básico, como localização, rotas, velocidade, paradas, estacionamentos, ignição, alertas, cercas eletrônicas e muito mais.
O rastreamento veicular com Rede CAN oferece uma série de funcionalidades essenciais para uma gestão de frota eficiente. Ao adotar essa solução, as empresas podem não apenas otimizar suas operações, mas também garantir a segurança de seus veículos e motoristas, além de embasar suas decisões em dados precisos e relevantes. Em um mercado cada vez mais competitivo, investir em tecnologias como o rastreamento com Rede CAN pode ser o diferencial que impulsiona o sucesso e o crescimento do negócio.