Você sabia que os rastreadores estão mudando de tecnologia de comunicação? Tenho certeza que você ouviu falar sobre a chegada do 5G e já temos algumas pessoas vindo até nós em busca dessa tecnologia na telemetria veicular.  Porém, a verdade é que os rastreadores ainda não aderiram o 5G e só agora estão passando para o 4G.

Atualmente, a maioria dos rastreadores ainda operam com a tecnologia 2G, que por muito tempo foi a tecnologia mais confiável para o rastreamento veicular, principalmente devido à sua ampla cobertura de rede. Apesar disso, alguns fatores estão impactando na migração dos rastreadores veiculares para a tecnologia 4G!

Fim do 2G
O 2G foi introduzido na década de 1990 e, desde então, a tecnologia de redes móveis avançou significativamente. O 2G é muito limitado em termos de velocidade de dados e capacidade, sendo inadequado para as necessidades atuais de comunicação e internet.

Chegada do 5G
Você provavelmente já ouviu falar sobre o 5G, internet de alta velocidade e com baixa latência que promete revolucionar o mundo, impulsionando o IoT. A chegada dessa tecnologia é um dos grandes fatores responsáveis por tornar o 2G obsoleto. Como o 5G é mais rápido e eficiente, as operadoras pretendem desativar o 2G, liberando mais investimentos para a nova tecnologia. Sem falar que manter várias redes de gerações diferentes ativas é caro para os provedores de serviços.

Cobertura 4G
Apesar do 5G estar chegando com tudo, essa tecnologia ainda é nova e sua cobertura de rede não é abrangente, por isso, ainda não é viável para o rastreamento veicular. Em contrapartida, o 4G possui uma cobertura ampla no mundo inteiro e já é uma tecnologia sólida e eficiente, se tornando a melhor opção para substituir o 2G.

Esses são os principais motivos que levaram os rastreadores veiculares 4G a ganhar popularidade e viabilidade.

Quais são os benefícios?

Velocidade da Conexão
O rastreador fará uma transferência mais rápida de dados para o sistema de telemetria, permitindo atualizações mais frequentes dos veículos e intervalos menores de comunicação.

Capacidade de Transmissão
A quantidade e o tamanho dos dados transmitidos pode ser maior, beneficiando principalmente projetos mais complexos e que precisam enviar arquivos maiores e mais pesados, como vídeos.

Qualidade da Transmissão
A qualidade da transmissão de dados no 4G tende a ser mais estável e confiável, resultando em dados mais precisos e respostas mais rápidas para comandos enviados

Cobertura de Rede
O sinal vai ser mais forte e terá um desempenho melhor em regiões urbanas densas e muitos locais que antes não tinham cobertura de rede, vão passar a ter.