Movember, Novembro Azul ou No Shave November

Você provavelmente já ouviu falar em algum desses termos... Além disso, a cor azul também é muito constante nessa época, né? Mas você sabe o motivo disso?

A campanha do Novembro Azul nasceu com o propósito principal de conscientizar o público masculino sobre sua saúde, principalmente em relação ao câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce.

O movimento teve origem no início de 2003, na Austrália e a ideia veio de dois amigos que se inspiraram em uma senhora que levantava fundos para o combate do câncer de mama. Decidiram então realizar a mesma ação, porém, voltada para o combate do câncer de próstata.

Para a arrecadação de fundos ser concretizada, determinaram uma regra: deixar crescer o bigode e cobrar $10,00 de cada amigo bigodudo que quisesse participar. A ação causou uma enorme influência mundial, tendo data fixa no calendário e nome oficial para a campanha: dia 17 de novembro, Movember – junção das palavras moustache (bigode) e november (novembro).

Com a repercussão positiva do Movember, a campanha No Shave November também surgiu, trazendo uma regra nova – os homens deveriam manter sua barba crescendo durante todo mês de novembro e no final, quando fossem apará-la, o dinheiro arrecado em produtos de barbear seria destinado para instituições de pesquisa e hospitais que combatem esse tipo de câncer.

Câncer de Próstata

O câncer de próstata é o mais comum entre homens acima de 50 anos de idade, além de ser a segunda maior causa de morte por câncer entre o sexo masculino no Brasil.

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino, em que produz e armazena uma parte do líquido seminal. Esse câncer é um tumor que cresce lentamente e raramente apresenta algum sintoma. Entretanto, dependendo do estágio que a pessoa se encontra, pode ocorrer dificuldade em urinar e/ou presença de sangue na urina.

Conheça seus fatores de risco:
- Histórico familiar com presença do câncer na família (pai, irmão e tio);
- Descendentes de negros tem risco maior que os demais de desenvolver a doença;
- Obesidade e sedentarismo.

Quais são os sintomas?

Seus sintomas dependem muito do estágio do câncer: na fase inicial, não há presença de sintomas, e quando há, o tumor já está em uma fase avançada, dificultando a cura dele. Seus sintomas são:

- Dor óssea e ao urinar;
- Dificuldade ou necessidade de urinar diversas vezes por dia;
- Insuficiência renal;
- Infecção generalizada;
-  Aparição de sangue na urina e no sêmen.

Quais os exames feitos para descobrir esse câncer?

Para descobrir, são realizados dois exames iniciais:

- Exame do toque retal: o médico introduz o dedo no reto protegido por uma luva lubrificada, avaliando o tamanho, forma e textura da próstata;
- Exame de PSA (Antígeno Prostático Específico): exame no qual se mede a quantidade de proteína produzida pela próstata. Níveis altos da proteína podem indicar o câncer, porém, também, podem ser doenças benignas da próstata.

A partir de qual exame é confirmado o câncer?

O tumor é confirmado por meio de uma biópsia, no qual são retirados pedaços pequenos da próstata para análise de laboratório. Esse exame é apenas indicado para aqueles no qual há algum tipo de alteração no exame do toque retal ou de PSA.

Como eu posso me prevenir dessa doença?

O diagnóstico precoce é a única forma de garantir a prevenção do câncer de próstata. Porém ainda assim, há algumas práticas saudáveis para diminuir o risco de ter essa doença:

- Ter uma alimentação saudável e balanceada;
- Evitar o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas;
- Praticar atividades físicas regularmente;
- Manter o peso corporal adequado.

Tratamento

O tratamento varia em cada paciente, dependendo do tamanho e classificação do tumor obtido. Entre eles estão: radioterapia, prostatectomia radical (remoção cirúrgica da próstata), hormonioterapia e uso de medicamentos.

 Estar com a saúde em dia é a base para nos sentirmos bem no nosso cotidiano. Cuide de si mesmo e fique atento aos sinais do seu corpo, afinal ele também é o seu lar!