O progresso da tecnologia de EVs fica claro quando olhamos os números. Um dos primeiros EVs, o General Motors EV1 de 1996, tinha uma autonomia de cerca de 110km e levava várias horas para carregar completamente. Quase três décadas depois, o Tesla Model 3 Long Range RWD de 2024 promete viajar 700km com uma única carga. Ao final da bateria, uma estação Supercharger consegue adicionar centenas de quilômetros à sua rota em apenas 15 minutos.

Dados esses avanços impressionantes, a eletrificação de frotas é um tópico quente na indústria de transporte, gerando amplo debate entre especialistas, empresas e consumidores. Alguns estão ansiosos para se juntar ao movimento, atraídos por benefícios ambientais e isenções fiscais, enquanto outros permanecem céticos devido aos altos custos de investimento inicial ou infraestrutura de carregamento limitada. No entanto, uma coisa é clara: essa tendência deve ser observada de perto por empresas que possuem frota e dependem dela.

Este post do blog explorará os benefícios e os desafios da adoção da tecnologia elétrica, ajudando você a entender as tendências do setor e decidir se sua empresa deve se preparar para essa transformação.

O que é eletrificação de frotas e por que ela é uma tendência?

Nas últimas décadas, o setor de transporte mudou significativamente para práticas mais ecológicas, com os veículos elétricos emergindo como um foco crucial nessa transformação.

A eletrificação de frotas dentro de uma empresa envolve a transição de veículos movidos a gasolina ou diesel para elétricos. Ela abrange diversos tipos de transporte rodoviário, de veículos de duas e três rodas — o segmento mais eletrificado — a caminhões médios e pesados, que são os mais difíceis de eletrificar devido ao tamanho e custo das baterias.

Em 2024, o Wialon (sistema de telemetria veicular da Rastreasul) destacou a eletrificação de frotas como uma das principais tendências no setor. A crescente presença de mercado de veículos elétricos está impulsionando essa tendência. As principais montadoras estão apostando alto em modelos elétricos. Em 2024, a Jaguar Land Rover encerrou as vendas de carros com motor de combustão interna (ICE) no Reino Unido, visando uma linha totalmente elétrica até 2026. A Volvo tem como meta 90 a 100% de vendas eletrificadas até 2030, e a Volkswagen planeja parar de vender carros ICE na Europa até 2035. É importante notar que essas metas ousadas nem sempre se materializam. Por exemplo, em 2024, a Mercedes-Benz reduziu suas ambições elétricas e a Ford anunciou uma mudança de modelos totalmente elétricos para híbridos.

Apesar desses contratempos, o Global EV Outlook 2024, um relatório bastante confiável da Agência Internacional de Energia (IEA), desenha um futuro promissor para a tecnologia de EVs. Se a infraestrutura de carregamento também se expandir, metade de todos os carros vendidos globalmente podem ser veículos a bateria ou híbridos plug-in até 2035.

Vamos explorar os benefícios mais atraentes da eletrificação de frotas que estão levando a indústria automotiva à adoção em massa de veículos elétricos e, por extensão, incentivando os provedores de serviços telemáticos a acompanhar essa mudança.

 

Os principais benefícios da eletrificação das frotas

Um meio ambiente mais limpo

  • Redução das emissões de gases do efeito de estufa (GEE)

A mudança para EVs é amplamente reconhecida como uma forma de descarbonização das frotas. A Agência de Proteção Ambiental dos EUA afirma que as emissões gerais de carbono da fabricação, carregamento e condução de um EV ao longo de sua vida útil são menores em comparação com carros tradicionais. A pesquisa da Transport & Environment, uma organização europeia que defende o transporte sustentável, apoia a alegação de benefícios ambientais dos EVs. Eles calcularam que, na UE, o carro elétrico médio reduz as emissões em quase dois terços em comparação com veículos a gasolina ou diesel — e essa vantagem está aumentando à medida que a tecnologia avança.

  • Melhoria da qualidade do ar e da saúde pública

É verdade que os EVs, assim como outros carros, ainda contribuem para a poluição do ar ao produzir pequenas partículas de atrito nos freios, pneus e superfícies de estrada. No entanto, eles oferecem uma melhoria significativa em comparação aos carros a gasolina.

Em 2022, a American Lung Association lançou um relatório intitulado "Dirigindo com Ar Limpo: Benefícios de Saúde de Carros Zero-Emissão e Eletricidade", destacando os efeitos nocivos da poluição do ar em crianças e adultos. Esses efeitos incluem problemas respiratórios como chiado e tosse, ataques cardíacos, derrames e morte prematura. O relatório conclui que veículos com combustível alternativo podem melhorar drasticamente a qualidade do ar e reduzir os riscos à saúde.

  • Sistema de transporte mais sustentável

A eletrificação da frota permite que os veículos sejam movidos por fontes de energia renováveis, como solar ou eólica, reduzindo a dependência de petróleo e gás natural. Essa mudança contribui para um transporte mais sustentável e ajuda a mitigar as mudanças climáticas.

A agência Internacional de Energia desenvolveu o Net Zero Roadmap, uma estrutura estratégica para atingir uma pegada de carbono líquida de zero até 2050. A eletrificação do transporte rodoviário desempenha um papel significativo para atingir essa meta, e a eletricidade deverá representar 75% do consumo de energia neste setor até 2050.

Sentido econômico

  • Custos de energia mais baixos

A eletricidade geralmente tem um preço mais baixo e estável do que a gasolina ou o diesel. Além disso, os motores elétricos são mais eficientes na conversão de energia armazenada em movimento do que os motores a combustão interna. A economia exata de custos para os proprietários de frotas depende de diversos fatores, incluindo preços locais de combustível e eletricidade, tipos de veículos e disponibilidade de infraestrutura.
 

Bônus financeiros e benefícios fiscais

Governos de todo o mundo visam impulsionar a implantação de EVs para atingir suas metas de sustentabilidade. As abordagens variam muito de país para país e os incentivos geralmente vêm nas seguintes formas:

- Descontos na compra. Um exemplo é a Alemanha, onde o governo oferece um subsídio para compras de EVs. O bônus ambiental é de €4.000 para veículos totalmente elétricos e €3.000 para híbridos plug-in. Metade do bônus é aplicada como desconto na compra e o governo paga o restante diretamente ao comprador.
- Créditos e isenções fiscais. Nos EUA, certos EVs novos e usados se qualificam para um crédito fiscal de até $7.500, reduzindo o imposto de renda do comprador.
- Benefícios adicionais. Na Noruega, motoristas de veículos elétricos (EVs) se beneficiam de taxas de estacionamento reduzidas e acesso a faixas de ônibus, ajudando-os a economizar tempo e dinheiro. Da mesma forma, a Lituânia concede aos motoristas de EVs acesso à faixa de ônibus. Na China, compradores de carros de passeio ecológicos ganham placas gratuitas.

Muitas dessas políticas têm uma data de expiração. Portanto, confiar nesses incentivos a longo prazo pode não ser aconselhável. Se você precisa de um exemplo, veja Londres: as autoridades acabarão com o desconto de veículos com emissão zero em dezembro de 2025, o que significa que os motoristas de EV pagarão uma taxa diária de £15 em vez da taxa atual de £10 por ano para acessar certas partes da cidade durante os horários de pico.

  • Imagem de marca positiva

As empresas geralmente apoiam a tecnologia verde para melhorar sua reputação e atrair clientes ambientalmente conscientes. Ao mesmo tempo, tais iniciativas criam oportunidades valiosas de RP — os meios de comunicação têm mais probabilidade de destacar os esforços de sustentabilidade, amplificando a visibilidade da marca no mercado. A abordagem de marketing verde tem sido tão atraente para as empresas que outra tendência surgiu: o chamado greenwashing, quando as empresas gastam mais dinheiro promovendo sua imagem ecologicamente correta do que fazendo mudanças sustentáveis em produtos.

Potencial futuro

  • Avanço tecnológico

A maioria dos veículos elétricos modernos usa baterias de íons de lítio, que armazenam mais energia no mesmo espaço do que as baterias de chumbo-ácido mais antigas. O desenvolvimento de tecnologias de última geração, como baterias de estado sólido, promete autonomia maior e tempos de carregamento mais rápidos nos EVs.

Muitas melhorias de infraestrutura também estão em andamento, variando desde serviços de troca de baterias a sistemas de estradas elétricas. Essas melhorias se alinham com os objetivos mais amplos do desenvolvimento da mobilidade da cidade inteligente. Essa tendência promissora envolve a integração de tecnologias avançadas e práticas sustentáveis para criar um sistema de transporte ecologicamente correto com alta eficiência energética.

As empresas de software de gestão de frotas também voltaram sua atenção para o transporte elétrico, ajudando a otimizar sua eficiência. Uma das nossas atualizações do em 2024 é um sensor para controle de nível de bateria de EVs, que permite que os clientes monitorem suas operações de frota elétrica facilmente e analisem os dados recebidos com mais precisão.

  • Maior acessibilidade e uma potencial nova fonte de rendimento

O Global EV Outlook 2024 prevê que os preços dos veículos elétricos continuarão a cair devido a baterias mais baratas e à intensa competição de mercado. A paridade entre os preços de varejo de veículos elétricos e carros a gasolina marcará um momento decisivo para consumidores e empresas. Essa mudança já é evidente na China: em 2023, as marcas locais ofereciam quase 50 modelos elétricos acessíveis, muitos com preços abaixo de ¥100.000 (US$14.000). Isso corresponde à faixa de preço dos carros pequenos a gasolina e diesel mais vendidos, de ¥70.000 a 100.000 (US$10.000 a 14.000).

Além disso, há também a promissora tecnologia Vehicle-to-grid (V2G) que permite que baterias de carros retornem energia não utilizada para a rede elétrica. Isso ajuda a equilibrar oferta e demanda, tornando o sistema elétrico público mais eficiente e confiável. No futuro, os EVs podem ganhar dinheiro agindo como "baterias sobre rodas": carregando durante baixa demanda e revertendo o fluxo durante os horários de pico.

A tecnologia V2G ainda está em desenvolvimento, mas não é um sonho impossível. Em 2024, um programa de teste na Austrália testou com sucesso uma frota de Nissan Leafs como fonte de energia reserva durante apagões. Além da Nissan, modelos EV da Hyundai, Renault, BYD e MG da SAIC são capazes de carregamento bidirecional. Outras montadoras provavelmente seguirão este fluxo.

  • Os desafios da eletrificação de frotas

A introdução de novas tecnologias raramente é fácil. Apesar dos sucessos já alcançados e do futuro promissor pela frente, ainda há desafios para os veículos elétricos. A conscientização sobre essas questões é essencial; caso contrário, o negócio pode sofrer perdas.

Em 2021, a empresa de aluguel de carros Hertz investiu em quase 60.000 EVs nos EUA, mas teve que recuar em 2024, trocando um terço de sua frota elétrica por carros a gasolina com uma perda prevista de cerca de US$12.250 por veículo. Os executivos citaram custos operacionais mais altos, incluindo reparo de danos e depreciação. Alguns especialistas argumentam que o problema não eram os EVs, mas a má gestão e o investimento insuficiente em infraestrutura.

Aqui está uma lista dos desafios mais comuns a serem considerados por aqueles interessados em eletrificar sua frota:

Custo do investimento

  • Os custos iniciais dos EVs

O mercado global espera que os preços dos veículos elétricos caiam gradualmente e a China já oferece modelos acessíveis movidos a bateria. No entanto, a realidade é que, na maioria das regiões, o custo inicial dos veículos elétricos ainda representa um desafio significativo. Aqui está um exemplo simples que ilustra um quadro mais geral: em 2024, a empresa global de consultoria de gestão Roland Berger relatou que, nos EUA, novos caminhões elétricos a bateria pode ser até três vezes mais caros do que modelos equivalentes movidos a diesel.

  • Despesas de manutenção

Os EVs têm menos peças móveis: não há trocas de óleo, filtros de ar do motor, correias ou caixas de engrenagens que podem apresentar defeitos. No entanto, seus componentes exclusivos, como sistemas de alta voltagem, exigem habilidades especializadas de manutenção e reparo. A implicação? Os proprietários de frotas devem investir em treinamento e equipamento para sua equipe — ou pagar (caro) por expertise externa.

Infraestrutura limitada

Você provavelmente já ouviu falar de ansiedade de autonomia — um termo cunhado para o medo de que um carro elétrico não chegue a uma estação de carregamento. Agora, imagine um caminhão comercial viajando longas distâncias por áreas rurais. A logística fica mais complexa e as perdas potenciais aumentam.

O carregamento deve se integrar perfeitamente à viagem do veículo para maximizar a utilização da frota. O Global EV Outlook 2024 sugere o carregamento noturno em depósitos para veículos com rotas diárias previsíveis, como serviços de entrega urbana. Isso permite o carregamento de EVs em baixa potência por várias horas. Carregadores públicos ao longo das rodovias podem ajudar no carregamento em rota, especialmente para caminhões de longa distância e ônibus intermunicipais.

Alto nível de incerteza

O futuro elétrico está cheio de perguntas sem resposta. Essa incerteza é, sem dúvida, o maior desafio para a implantação de EVs em larga escala.

Há tantos pontos problemáticos que é difícil saber por onde começar. A mudança nas políticas de EVs afeta a lucratividade comercial. A depreciação é outra preocupação; o preço de revenda de um EV certamente será menor, mas em quanto? Combine isso com a relutância humana em aceitar a mudança e é fácil ver por que muitos serão tentados a ficar com veículos tradicionais pelo menos por enquanto

Coisas a considerar para uma eletrificação de frota bem-sucedida

Apesar dos desafios, a eletrificação de frotas comerciais já pode beneficiar algumas empresas. O sucesso potencial depende de um planejamento cuidadoso e aqui estão os pontos mais essenciais a serem considerados para evitar uma lacuna preocupante entre as expectativas e a realidade:

- Autonomia e adequação dos veículos. Os ciclos de trabalho da frota devem corresponder a autonomia dos EVs escolhidos.
- Infraestrutura de carregamento. Deve haver estações de carregamento suficientes para dar suporte às necessidades operacionais da frota.
- Custo total de propriedade. Avaliar economia de combustível, custos de manutenção e incentivos governamentais disponíveis é importante para determinar o impacto financeiro geral da operação de frotas elétricas.

Conclusão

Embora a tendência para frotas eletrificadas não seja totalmente previsível, ela é forte e provavelmente imparável. Para algumas empresas, os benefícios já superam os desafios; para outras, esse pode não ser o caso por ainda muitos anos.

A chave para o sucesso é se manter atualizado sobre os últimos avanços das tecnologias de EVs, infraestrutura e regulamentações regionais, antecipando tendências de mercado e ajustando suas ofertas para se alinharem às necessidades do negócio.

Texto traduzido do blog da Gurtam