Neste ano, fomos expositores pela terceira vez da Transposul, a maior feira e congresso de transporte e logística da região sul do país. Durante os 4 dias de evento, sentimos na pele o que os gestores de frota buscam para o futuro: tecnologia!

A demanda por tecnologias que atuam como aliadas na solução dos grandes desafios do transporte e logística não é nenhuma novidade, mas vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, como consequência da revolução digital. E quem apostou na feira para encontrar essas soluções, com certeza encontrou! Além da tradicional exposição, a Transposul contou com espaços dedicados à startups, test drive de veículos recém-lançados e diversas palestras com nomes importantes do segmento.

Nós também aproveitamos essa oportunidade e levamos as melhores tecnologias do mercado para nossos visitantes! Apresentamos soluções completas para gestão de combustível, controle de ângulo de partes de veículos e controle de temperatura de baús e outros ambientes, tudo isso com sensores bluetooth. Além disso, expomos ferramentas para controle de jornada de trabalho de motoristas e câmeras inteligentes para monitorar a frota com vídeos em tempo real.
 

Porém, hoje o assunto não é sobre nossas soluções, mas sim sobre o mercado! Como bons apaixonados por tecnologia, não ficamos apenas sentados no nosso estande e participamos de algumas atrações da feira, incluindo as palestras e anotamos alguns insights que vão ajudar no seu planejamento futuro. Dá uma olhada nos principais tópicos que foram abordados na feira e que estão bombando no mercado!

Sustentabilidade

O assunto que mais está em alta, não só no mercado do transporte, é a sustentabilidade. Sabemos que os veículos são um dos maiores emissores de gases poluentes no mundo e, por isso, temos uma grande responsabilidade em nossos braços: atuar de forma mais sustentável e gerar um retorno positivo para o meio ambiente.

A Transposul trouxe inúmeras soluções relacionadas ao tema, que certamente estarão cada vez mais presentes no nosso cotidiano. Temos os veículos elétricos como uma grande aposta, mas não somente isso, outras fontes de energia mais sustentáveis também estão sendo abordadas, como o gás!

Métodos de gestão mais ecológicos também irão contribuir, como o eco-driving e a própria gestão de combustível, que reflete em operações mais eficientes, gerando retorno não só para o meio ambiente, mas para o negócio também, com redução de custos em manutenção, combustível e otimização de processos. Por último, o aluguel de frotas também foi pauta, como uma opção de consumo consciente e um incentivo para uma economia mais colaborativa.

Inovação

Inovação é uma palavra que não sai da boca dos gestores. E como prova disso, percebemos uma movimentação muito grande dentro das empresas, com o surgimento de setores totalmente direcionados para a inovação e também um grande investimento em startups.

A busca por novas tecnologias, novos olhares sobre processos antigos e por uma cultura interna inovadora tem representado o diferencial de grandes empresas e, não apenas isso, mas uma forma de continuar se reinventando e crescendo num mercado cada vez mais competitivo.

Automação

A tecnologia digital está cada vez mais presente na execução das tarefas dentro das empresas e tem representado uma forma de otimizar operações e reduzir custos. A tendência é que as empresas busquem por ferramentas que automatizem tarefas manuais repetitivas e processos difíceis e que elas contem com algoritmos para identificar falhas e coletar dados relevantes para a tomada de decisões.

Levando o assunto para o nosso mercado, podemos exemplificar com as ferramentas de roteirização para rotas inteligentes e automáticas, inteligência artificial para prevenção de acidentes no trânsito, sistemas de controle de manutenções para controlar os serviços e muito mais. A ideia é que os gestores possam prever problemas antes mesmo deles acontecerem e atuar com mais agilidade e precisão.

E aí, animado com o futuro? Quer saber mais sobre esses temas? Então chama a gente, nós podemos te ajudar a se preparar para as mudanças do mercado!