O que é a síndrome de burnout?
O termo “burnout” traduzido do inglês “burn” de queimar e “out” exterior, é um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastantes no qual exigem muita responsabilidade. Sua principal causa ocorre pelo excesso de trabalho.
Quais são os sintomas e sinais?
Os sintomas dessa síndrome surgem inicialmente de forma leve, porém tendem a piorar conforme os dias passam. Devido a isso, muitas pessoas pensam que é algo passageiro e podem não dar tanta importância. São eles:
- Cansaço excessivo, físico e mental;
- Dor de cabeça e no corpo;
- Alterações no apetite;
- Insônia;
- Dificuldades de concentração;
- Sentimentos de insegurança e incompetência;
- Negatividade constante;
- Sentimentos de derrota, fracasso e desesperança;
- Alterações de humor;
- Isolamento;
- Fadiga;
- Pressão alta;
- Problemas gastrointestinais;
- Alteração nos batimentos cardíacos.
Como é feito seu diagnóstico?
Os profissionais de saúde indicados para identificar o problema são o psiquiatra e o psicólogo. O diagnóstico da síndrome é feito através de uma análise clínica realizada por eles.
Qual seu tratamento?
O tratamento da síndrome de burnout pode ser realizado com a psicoterapia, porém em alguns casos é feito através de medicamentos como antidepressivos ou ansiolíticos.
Para sua recuperação, é de extrema importância que o paciente tenha uma rede de apoio familiar, de amigos e colegas de trabalho. Além disso, praticar exercícios físicos e meditação e ter uma alimentação equilibrada, são fatores que também auxiliam na recuperação.
Qual a importância da saúde mental no trabalho e como prevenir a síndrome do burnout?
A síndrome de burnout é algo que ocorre em todos os lugares do mundo, independente da etnia, classe social e região do planeta. Por conta disso, devemos ficar atentos aos sinais que o corpo dá e colocar a saúde mental em primeiro lugar.
A atenção não deve ser apenas individual, principalmente se você ocupa um cargo de liderança, deve olhar o coletivo. Uma equipe impactada por esse tipo de distúrbio tende a ser menos produtiva e mais propensa a falhar na operação, por isso, é importante que a empresa busque proporcionar um ambiente de trabalho saudável.
Felizmente, devido à alta procura de ajuda, ouvimos falar mais sobre esse tipo de assunto e através disso, muitas empresas adotam estratégias que auxiliam os funcionários a terem uma boa experiência no trabalho, como por exemplo o suporte psicológico. Além disso, há diversas ferramentas que podem ajudar a diminuir o estresse no trabalho, auxiliando as pessoas a cumprirem suas tarefas e facilitando seu cotidiano.
Como a tecnologia entra nesse assunto?
A tecnologia é uma grande aliada na construção de ambientes corporativos saudáveis e pode ajudar as pessoas de muitas formas. Ferramentas tecnológicas estão melhorando a vida dos colaboradores cada vez mais e se tornando essenciais para lidar com as mudanças do dia a dia!
Processos complexos, estressantes e repetitivos podem ser simplificados com máquinas e softwares, que facilitam as tarefas e garantem eficiência para o negócio, registrando menos erros manuais e mais agilidade. Não apenas isso, mas os dados coletados por esses sistemas permitem uma avaliação constante da performance geral e a identificação de soluções para outros desafios, criando assim um espaço de colaboração entre todos os setores envolvidos.
Tudo isso acaba impactando na experiência dos trabalhadores e aumentando a satisfação deles ao realizar o trabalho e estar naquele lugar. Simplificando tudo, a tecnologia diminui o desgaste físico e mental das pessoas na realização das tarefas, proporcionando assim, um espaço mais humano e beneficiando a empresa com menos rotatividade, redução de custos e otimização das operações.
Na gestão de frotas isso não é diferente, tarefas desgastantes, como ligações para motoristas com o objetivo de localizá-los, o controle de carga horária por planilhas manuais, a cobrança pelo uso correto dos veículos e diversas outras atividades que impactam todos os profissionais envolvidos nas operações, estão sendo simplificadas com a ajuda de tecnologias de rastreamento e monitoramento. A automação de processos com sistemas inteligentes, como o nosso sistema de telemetria veicular, ganha cada vez mais espaço no mercado e está se tornando o braço direito dos gestores das mais diversas áreas.