Inteligência Artificial

Os últimos avanços tecnológicos permitiram que a IA se popularizasse e atualmente seu uso já faz parte do cotidiano de muitos gestores, porém, o que se espera é um aumento exponencial disso. A tendência é de que ocorra a ampliação do leque de ferramentas com IA e a personalização delas, olhando para um Aprendizado de Máquina (Machine Learning) mais voltado para problemas específicos e individuais da empresa. Isso vai ajudar os gestores a identificarem comportamentos, padrões e anomalias nas operações e tomarem decisões mais assertivas, orientadas para a otimização dos processos e a redução de custos.


Conexão 5G

A chegada do 5G promete revolucionar o planeta, com uma internet mais veloz e de maior alcance. Ela tende a impulsionar o IoT e consequentemente as cidades e indústrias inteligentes, ou seja, teremos operações ainda mais conectadas à rede.

Essa mudança também vai impactar os rastreadores veiculares, que ainda utilizam uma comunicação 2G e agora migram para o 4G. O resultado disso será uma transferência mais rápida e confiável de grandes quantidades de dados em tempo real.


Manutenção Preditiva

Esse tipo de manutenção se baseia em dados coletados por sensores nos veículos para identificar padrões e prever problemas mecânicos antes que ocorram falhas. Com os avanços da inteligência artificial, os sensores ficaram ainda mais precisos e por isso, a tendência é que a manutenção preditiva ganhe força nas empresas como uma opção para reduzir custos, evitar a indisponibilidade dos veículos e otimizar as manutenções.

Inteligência de Dados

A tomada de decisões vai ser cada vez mais baseada em dados, dando adeus para o achismo. A tendência é que as empresas invistam na coleta de dados precisos, desenvolvam processos de análises eficientes e utilizem essas informações em prol do crescimento do negócio.


Sustentabilidade

A preocupação ambiental impulsiona o monitoramento de emissões, incentivando a redução da pegada de carbono em 2024. A tendência é que as frotas adotem práticas para controle da emissão de gases poluentes ou busquem outras fontes de energia, como veículos elétricos ou movidos a gás.


Segurança

O bem-estar da equipe também é uma preocupação que está sendo colocada na roda, por isso, estima-se que os investimentos em segurança aumentem. As organizações já entendem que a implementação da tecnologia em prol da segurança dos funcionários não impacta apenas nos ambientes de trabalho, mas também nos resultados da operação, aumentando a taxa de sucesso e a satisfação do cliente com o serviço oferecido.

E aí, você também está otimista para esse ano?