O que é produtividade da frota?

O termo produtividade se refere à eficiência com que recursos são utilizados para se obter determinado resultado e é relacionado a uma busca contínua pela otimização desses processos. A produtividade pode ser mensurada a partir de uma associação entre qualidade e quantidade e consiste na realização do máximo de trabalho possível, investindo o mínimo de recursos necessários.

Na gestão de frotas, a produtividade pode ser utilizada como uma métrica de desempenho, na qual você consegue medir o esforço de uma pessoa ou equipe e a eficiência com que operam a frota. Para isso, você deve fazer uma comparação entre a quantidade de trabalho realizado por cada veículo dentro de um determinado período e os recursos empregados para isso, como tempo, combustível e manutenções. A pessoa, equipe ou veículo que estiver realizando mais serviços com menos recursos é quem ou o que está operando com mais produtividade. Vale a pena lembrar que para ser produtiva, a tarefa precisa ter um resultado que atenda a expectativa de qualidade desejada.

Dicas para um bom gestor aumentar a produtividade da frota

Invista no monitoramento da frota em tempo real

Com o controle dos veículos em tempo real, o gestor consegue ter uma visão panorâmica das operações e tomar decisões rápidas e inteligentes em situações problemáticas. Ou seja, é possível identificar qual motorista ou veículo precisa de uma atenção maior no momento exato da demanda e trabalhar com cada situação de forma correta, empregando ou realocando os recursos com eficiência, a fim de se obter o sucesso da operação.

Mantenha a manutenção dos veículos em dia

A manutenção regular é essencial para se evitar problemas futuros e para manter a boa organização da frota. Com um plano de manutenções bem elaborado, você consegue controlar e identificar quais veículos precisam de serviços e quais são os serviços necessários antes dos problemas ocorrerem, impedindo imprevistos que afetam o fluxo das operações e garantindo uma taxa alta de disponibilidade da frota.

Realize treinamento para os motoristas

Trabalhe com um cronograma de treinamentos, definindo objetivos claros e adequando os conteúdos às necessidades específicas dos profissionais. Esses treinamentos podem contar com recursos audiovisuais, simulações, exercícios práticos e ter feedbacks constantes, desde que agreguem no modo de dirigir dos condutores. Investir na capacitação dos motoristas é uma das melhores formas de reduzir acidentes, multas e erros humanos e de garantir a produtividade operacional da equipe.

Planeje as rotas dos motoristas

Crie rotas inteligentes para os serviços, considerando o tipo de veículo adequado, as condições de tráfegos, os horários combinados, a disponibilidade da frota, as características da carga, quando ela existir e a localização atual das unidades e da equipe. Realizar um planejamento antes de iniciar o trabalho de campo vai reduzir o tempo de realização dos percursos, a quilometragem rodada, os imprevistos e atrasos e consequentemente os custos operacionais.

Como a tecnologia pode ajudar na produtividade da frota?

Com as tecnologias disponíveis no mercado hoje, fica mais fácil de alcançar uma taxa alta de produtividade na equipe e operar a frota com eficiência. Dispositivos como rastreadores, câmeras e sensores veiculares permitem a coleta de dados precisos sobre as operações e disponibilizam todas essas informações em plataformas virtuais, nas quais é possível automatizar a gestão dos motoristas, das manutenções e das rotas.

Se você quer investir nessas tecnologias, considere implementar inicialmente um bom sistema de telemetria veicular, que além da localização em tempo real, vai te entregar informações sobre o desempenho dos motoristas e dos veículos, o que é essencial para medir a produtividade da frota a longo prazo.

Investindo em produtividade, a empresa também está aumentando o controle, a segurança e a economia das operações e melhorando a utilização dos seus recursos.