Todo o ano, no mês de outubro, têm início a campanha de conscientização sobre o Câncer de Mama e a cor rosa ganha destaque nas ruas das cidades e também nas redes digitais. Mas você sabe o motivo por trás disso?

O que é o Outubro Rosa e qual a sua origem?

            O Outubro Rosa nasceu com o objetivo de promover a conscientização sobre o câncer de mama e informar sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce para a população, principalmente, para o público feminino.

            A primeira Corrida pela Cura, ocorreu na década de 1990, nos Estados Unidos, organizado pela Fundação Susan G. Komen. Seu propósito era incentivar as mulheres a procurarem especialistas na saúde feminina, e mastologistas para preservar sua saúde ginecológica. Naquele dia, um laço rosa foi distribuído para cada participante, tornando-se o símbolo do movimento e gerando uma enorme repercussão mundial.

Câncer de Mama

            O câncer de mama é uma doença que afeta principalmente o sexo feminino, sendo o segundo tumor mais comum entre as brasileiras.

Mas como ele surge?

Para entender melhor, as mamas são glândulas no qual sua principal finalidade é a produção de leite, nelas são formados lóbulos levados até os mamilos através de pequenos canais, os ductos. A partir do momento em que as células da mama passam a se dividir de forma desorientada, surge um tumor maligno, hospedando-se principalmente nos ductos e mais raramente nos lóbulos.

Seus fatores de riscos variam muito para cada pessoa:

- Idade avançada;
- Obesidade; 
- Sedentarismo;
- Histórico familiar de câncer de mama;
- Tabagismo e alcoolismo;
- Exposição à radiação ionizante;
- Menstruação precoce;
- Menopausa tardia.

Como reconhecer os sinais e sintomas?

O aparecimento de nódulos na mama é o sintoma mais comum deste tipo de câncer, porém, há outros sinais que também podem se manifestar e ser identificados. São eles:

- Mamilo invertido;
- Secreção e dor no mamilo;
- Dor na mama;
- Nódulo nas axilas e/ou pescoço;
- Inchaço em parte ou em toda a mama;
- Irregularidades ou retrações na pele da mama;
- Vermelhidão e descamação do mamilo com aspecto enrugado.

Autoexame

Você sabia que você mesma pode realizar o autoexame em apenas 3 minutos do seu dia?

            Cuidar de si mesma é essencial para nossa saúde e apenas 3 minutinhos são suficientes para você salvar a sua vida e se prevenir do câncer de mama.

E como posso fazer o autoexame?

            Confira abaixo as etapas para você realizar o autoexame:

Prevenção: O que devo fazer para me cuidar?

Apesar do autoexame ajudar no autoconhecimento do corpo e algumas vezes, na descoberta precoce do câncer, devemos tomar também outras medidas para se precaver, como:

- Realizar a mamografia anualmente;
- Manter o peso corporal adequado;
- Praticar atividades físicas regularmente;
- Evitar o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas;
- Amamentar pelo máximo de tempo possível;
- Evitar a reposição de hormônios;
- Ter uma alimentação saudável e equilibrada incluindo frutas, verduras e legumes na sua dieta.

Tratamento

O câncer de mama possui mais de um tipo de tumor, sendo assim, cada um tem seu tratamento específico. Entre eles estão a quimioterapia, a radioterapia, a terapia alvo e a imunoterapia. Além disso há também, a realização de cirurgias para a retirada do tumor.

Dar a atenção necessária ao nosso corpo é de extrema importância e é algo essencial para podermos viver bem, não apenas no mês de outubro, mas sim, todo o dia!

E você? Está com seus exames em dia? Se prevenir é um gesto de amor-próprio.