O termo IoT vem da expressão em inglês Internet of Things, ou Internet das Coisas em português e é o termo que define a conexão e comunicação constante de diversos dispositivos e objetos utilizados no cotidiano com a internet.
Como ela funciona?
Os primeiros objetos que lembramos quando falamos em conexão à internet são nossos smartphones, computadores e tablets, ou seja, dispositivos que usamos com mais frequência no dia a dia. Porém, com a Internet das Coisas muitos outros dispositivos passaram a se conectar - por exemplo, hoje em dia podemos controlar eletrodomésticos e lâmpadas pelo celular, programar elevadores para gerar economia e até monitorar nosso corpo durante atividades físicas com um relógio, e tudo isso se dá através de sensores embutidos que produzem e transmitem dados pela internet.
Os benefícios da IoT vão além do uso pessoal ou doméstico se estendendo para o mercado e as empresas, ajudando profissionais de todos os ramos a superar desafios.
Para você entender melhor, vamos dar um exemplo dentro do agronegócio: um agricultor que precisa controlar a temperatura dos cultivos em estufas, pode utilizar um sensor de temperatura e umidade. Esse dispositivo vai coletar e identificar alterações dentro do ambiente e enviar as informações para um computador em tempo real, gerando também alertas e disponibilizando relatórios personalizados. Assim, o agricultor evita perdas e gera economia, além de ser capaz de identificar oportunidades de aperfeiçoamento.
Qual a sua importância?
A Internet das Coisas surgiu com o intuito de facilitar a maneira de viver e de solucionar problemas. Ela integra, automatiza e gera informações, tornando os processos mais eficientes, e contribuindo para nossa vida pessoal e social.
Nesse contexto em que o mundo físico e o mundo digital trabalham de forma conjunta, o ser humano passou a ter mais praticidade no seu dia a dia. Além disso, o conhecimento sobre a realidade tornou-se mais amplo, resultando em decisões mais seguras e eficientes.
IoT na gestão de frotas
A IoT também trouxe benefícios para o nosso mercado e revolucionou a gestão de frotas, solucionando os maiores problemas enfrentados pelos gestores. Com tecnologias que permitem conectar veículos, máquinas e ativos à internet, ficou mais fácil garantir o sucesso das operações.
Uma das maneiras mais confiáveis de conectar a frota, é através de um rastreador veicular. Ele é instalado no veículo e passa a ler as informações geradas pelo mesmo e a enviá-las para um sistema de telemetria, que disponibiliza os dados em um equipamento ligado à internet.
Para uma frota, essa conexão traz muitas vantagens, pois permite ao gestor acessar informações precisas sobre desempenho no computador e analisar as operações com um olhar mais estratégico. Como exemplo disso, podemos citar:
- Visualização da localização, paradas e estacionamentos em tempo real;
- A leitura de dados da Rede CAN;
- A extração de relatórios sobre o modo de condução (velocidade, acelerações e frenagens);
- Informações sobre consumo de combustível;
- Histórico para controle de manutenções;
- Dados para controle da emissão de gases poluentes.
As informações coletadas podem variar de acordo com a sua demanda e as possibilidades são muitas, já que é possível conectar sensores e outros dispositivos ao rastreador - como o sensor de ângulo em um caminhão betoneira, para saber quando o veículo está descarregando ou carregando.
De maneira geral, a IoT vai te ajudar a tomar decisões mais assertivas, resultando em uma gestão automatizada, em operações mais eficientes e em altos índices de economia para o seu negócio. E se você quiser conectar a sua frota também, pode contar com as nossas soluções. Temos diversos equipamentos que vão te ajudar a superar os desafios da gestão de frotas!