Quando falamos sobre localização e navegação, o termo GPS (Global Positioning System) rapidamente nos vem à mente. No entanto, mesmo não sendo popular, o termo adequado para se referir a esta tecnologia é GNSS (Global Navigation Satellite System). Neste post, vamos abordar um pouco mais sobre esse assunto e te explicar o que é a tecnologia de geolocalização e quais são os sistemas que existem hoje.

Tecnologia de Geolocalização

Entende-se por tecnologia de geolocalização o uso de sistemas com o objetivo de estabelecer a geolocalização de um objeto ou pessoa através de satélites artificiais. Esses sistemas permitem que receptores sobre a superfície terrestre possam determinar a localização de algo através da intersecção dos sinais dos satélites. O termo correto para nomear essa tecnologia é GNSS - Sistema Global de Navegação por Satélite e hoje existem vários desses sistemas disponíveis no mundo, desenvolvidos por organizações diferentes.

Como funciona?

Os satélites que orbitam a Terra enviam sinais para dispositivos com capacidade de recepção, como smartphones e dispositivos de navegação em veículos e permitem identificar a localização geográfica de um objeto ou pessoa. A precisão da localização pode variar, dependendo do número de satélites que o dispositivo pode "ver", das condições atmosféricas, e de outros fatores. Considera-se que para obter cobertura global, uma constelação de satélites deve possuir um mínimo de 24 satélites posicionados de forma a que um determinado receptor sobre a superfície terrestre possa ter um mínimo de quatro satélites no horizonte para serem detectados. Quatro satélites são utilizados para determinar a posição do receptor: o primeiro satélite é utilizado para sincronizar o tempo entre sistema de tempo dos satélites e do receptor, enquanto outros três satélites são utilizados para calcular as coordenadas tridimensionais (longitude, latitude e altitude).

GPS: O Pioneiro

O Sistema de Posicionamento Global (GPS) é um sistema de navegação por satélite desenvolvido pelos Estados Unidos na década de 1970. Ele se tornou operacional em 1995 e foi o primeiro sistema de geolocalização disponível comercialmente no mundo. O GPS é composto por uma constelação de pelo menos 24 satélites que transmitem sinais de rádio, permitindo aos dispositivos determinar sua localização, velocidade e tempo com grande precisão. O GPS foi inicialmente desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos para uso militar durante a Guerra Fria e foi projetado para melhorar a precisão da navegação, orientação e posicionamento de forças militares. O principal motivo do termo GPS ser utilizado erroneamente no lugar de GNSS, se deve ao fato dele ter sido o primeiro sistema comercializado no mundo.

GLONASS: A Resposta da Rússia

O GLONASS (Globalnaya Navigazionnaya Sputnikovaya Sistema) é o sistema de navegação por satélite desenvolvido pela União Soviética e posteriormente pela Rússia. Lançado em 1982, o sistema alcançou capacidade operacional completa em 1995, oferecendo uma alternativa ao GPS com uma constelação de satélites que cobre todo o planeta. Assim como o GPS, teve origens militares e foi utilizado inicialmente para fins estratégicos. Seu desenvolvimento é uma resposta aos EUA, buscando a superioridade tecnológica durante a Guerra Fria.

Beidou: O Avanço da China

O Beidou é o sistema de navegação por satélite desenvolvido pela China. Ele começou a ser implementado no início dos anos 2000, com o objetivo de reduzir a dependência do GPS e também posicionar o país entre as grandes potências. O Beidou oferece cobertura global e serviços de comunicação por satélite, além de recursos de geolocalização, tornando-se um concorrente significativo no espaço de navegação por satélite.

Outros Sistemas de Geolocalização

Além do GPS, GLONASS e Beidou, existem outros sistemas de navegação por satélite em desenvolvimento ou já operacionais, como:
Galileo - Sistema Europeu de Navegação por Satélite que oferece alta precisão e robustez.
IRNSS - Sistema de Navegação por Satélite Regional Indiano desenvolvido para fornecer serviços de posicionamento e navegação na região da Índia e em áreas vizinhas.

Por fim, entende-se que o termo GNSS engloba todos esses sistemas de navegação por satélite e não se limita apenas ao sistema americano GPS. A utilização de múltiplos sistemas GNSS em dispositivos de geolocalização aumenta a precisão, confiabilidade e disponibilidade dos serviços de localização em todo o mundo. Isso é especialmente útil em ambientes desafiadores, como áreas urbanas densas ou regiões montanhosas, onde a visão do céu pode ser limitada.