A roteirização é um processo de planejamento e otimização de rotas, que tem o objetivo de determinar o caminho mais eficiente para se deslocar de um ponto para outro, levando em consideração uma série de fatores. De forma resumida, consiste em criar rotas inteligentes para os eventos logísticos e pode ser utilizada em várias áreas como transporte, distribuição, serviços de campo e entregas.
Como ela funciona?
Existem diversas abordagens que podem ser seguidas, mas o processo geralmente envolve as seguintes etapas:
Coleta de dados: O primeiro passo é coletar todas as informações relevantes, como endereços de origem e destino, paradas, restrições de rota, disponibilidade da frota, informações sobre veículos e capacidades, cargas a serem transportadas, tempo disponível para entrega e qualquer outro dado que possa ser importante para a operação.
Matriz de distância e tempo: A partir dos endereços coletados, crie uma matriz que projete cenários com distância e tempo entre cada ponto do trajeto. Isso pode ser feito usando mapas online ou serviços de geolocalização.
Definição de restrições: Revise as restrições internas da primeira etapa e identifique as externas, comparando as duas e definindo quais delas merecem mais atenção. Alguns exemplos de restrições externas são: limite de peso, altura ou largura das vias, limites de velocidade, regulamentos próprios de transporte e tráfego, horário de funcionamento dos pontos de destino e também bloqueios no trânsito.
Otimização da rota: calcule qual o melhor trajeto a ser seguido com o objetivo de cumprir todas as etapas da operação, percorrendo a menor distância com o menor tempo e seguindo todas as especificações e restrições identificadas nas etapas anteriores.
Monitoramento: Em casos de imprevistos, como congestionamentos, mudanças de última hora nos pedidos ou problemas operacionais, as rotas precisam ser atualizadas instantaneamente. Por isso, é necessário monitorar a operação da frota e acompanhar os percursos em tempo real.
Com essas etapas, é possível gerar as melhores rotas para os veículos, mas é importante ressaltar que quanto mais complexa for a operação, mais difícil será de implementar a prática. Fazer a roteirização de forma manual pode ser muito complicado e por isso, é importante contar com a ajuda de tecnologias específicas: nosso sistema de telemetria veicular traz aplicações e algoritmos exclusivos para esse serviço e é capaz de automatizar todo o processo abordado acima e entregar informações em tempo real.
Quais são os benefícios?
Os principais benefícios da roteirização são:
Eficiência operacional: A roteirização auxilia na otimização do uso de recursos, como veículos, motoristas e tempo, minimizando a distância percorrida e o tempo gasto nas viagens, consequentemente resultando em economia e aumento da produtividade.
Redução de custos: Através do planejamento de rotas é possível gerar economia para o negócio, reduzindo os custos com combustível, manutenção, e até horas extras.
Melhoria no atendimento ao cliente: Uma rota bem planejada e otimizada permite que as empresas cumpram prazos de entrega, melhorem a pontualidade e ofereçam um serviço mais confiável aos clientes.
Sustentabilidade ambiental: Ao minimizar as distâncias percorridas e otimizar o uso de recursos, a roteirização ajuda a reduzir as emissões de gases poluentes e o impacto ambiental relacionados às operações de transporte.
Aumento da segurança: A roteirização considera fatores de segurança, como condições de tráfego e restrições das vias, ajudando a evitar rotas perigosas, reduzir acidentes e a gerar viagens mais seguras.
Tomada de decisão: Fornece informações valiosas, como tempo estimado de chegada e dados de tráfego em tempo real. Esses dados auxiliam na tomada de decisões e na capacidade de responder a imprevistos com agilidade e coerência.
Para finalizar, quando avaliamos o cenário nacional de operação e colocamos em foco a situação do trânsito e das estradas, vemos que a implementação dessa prática é cada vez mais necessária. De forma geral, a roteirização tende a melhorar o seu negócio, garantir mais eficiência para a frota e estabelecer um padrão de qualidade para as operações.
Mas e aí, já planejou suas rotas hoje?