O Eco Driving é um método que está ficando popular e que traz resultados eficientes para a gestão de frotas, isso porque sua prática reduz o impacto ambiental negativo ocasionado pelos veículos e também gera economia para o negócio.

O termo, que significa "condução ecológica", se refere aos esforços feitos em uma frota para que os veículos consumam menos combustível e diminuam a emissão de gases poluentes. O objetivo principal é fazer com que a empresa continue atuando no mercado, porém de uma forma mais sustentável.

Para colocar o conceito em prática, é necessário ter controle sobre alguns fatores:

  • Manutenção dos veículos: com a manutenção em dia é possível reduzir a emissão de gases poluentes e aumentar a vida útil dos veículos. O ideal é ter um plano de manutenção preventiva e sempre fazer as revisões adequadas, além disso, cuidados básicos como calibrar os pneus e trocar o filtro de ar também são importantes.

  • Rotas percorridas: o planejamento de rotas é eficiente na redução do consumo de combustível e no aumento da produtividade. Estabelecer as melhores vias e horários e escolher trajetos com pouco trânsito diminuem a quilometragem rodada, ou seja, menos combustível utilizado resulta em menos gases poluentes emitidos.

  • Modo de condução: a direção defensiva e econômica diminuem o consumo de combustível e aumenta a vida útil dos veículos. Evitar acelerações e freadas bruscas, multas por excesso de velocidade e acidentes também contribuem para a redução de CO2 na atmosfera.

  • Consumo de combustível: a gestão de combustível é a melhor forma de reduzir o consumo da frota. Acompanhar abastecimentos, média de consumo, quilometragem percorrida e drenos ou anomalias é uma prática que traz bons resultados para o meio ambiente.

Com essas informações também é possível calcular o índice atual de emissão de gases poluentes e encontrar novos meios para reduzí-los, além de possibilitar o acompanhamento e a comparação dos resultados.

A aplicação do Eco Driving tem impacto na sociedade e na natureza e exige consciência, comprometimento e responsabilidade, mas por outro lado, é rentável e aumenta o valor da empresa com seu público.

Investir em sustentabilidade gera retorno econômico, social e ambiental!

Quer aplicar o Eco Driving no seu negócio?

Nosso sistema possui um aplicativo gratuito desenvolvido especialmente para isso.

Chama a gente, nós vamos te ajudar!