Controlar a jornada de trabalho dos motoristas costuma ser uma tarefa complicada para os gestores, pois as operações acontecem de maneira dinâmica e tendem a sofrer mudanças ao longo do dia. No fim, tudo isso reflete na carga horária dos funcionários e mesmo quando os serviços ocorrem da maneira esperada, ainda é um desafio saber se a carga foi realmente cumprida.

Hoje, muitos gestores ainda fazem o controle das horas trabalhadas de forma manual, contando com planilhas impressas, assinaturas e com informações prestadas pelos motoristas, sem garantia de que elas são verídicas. Independente da sua frota operar com rotas fixas ou dinâmicas, imprevistos podem levar a substituição dos funcionários e alteração das horas trabalhadas, gerando horas extras ou pelo contrário, descontos na folha. Essas mudanças podem resultar em problemas e ainda deixar o RH confuso, perdendo tempo na correção dos pontos e tendo que lidar com a desorganização das planilhas.

O rastreador veicular é uma ferramenta que pode auxiliar o gestor de frota de diversas maneiras e quando falamos em controlar a jornada de trabalho dos motoristas, ele é muito eficiente. Esse dispositivo tem como objetivo principal coletar os dados que os veículos geram durante seu uso e disponibilizar em um sistema de telemetria veicular, e quando utilizamos um sensor RFID conectado ao equipamento e crachás RFID personalizados, conseguimos vincular as informações geradas pelo veículo ao motorista condutor, obtendo dados individuais. Desta forma, tudo que for feito pelo funcionário será registrado e armazenado, desde o modo de condução e forma de utilização até os horários e intervalos de trabalho.

De maneira objetiva, o rastreador vai automatizar o controle da jornada de trabalho e entregar relatórios digitais precisos com todas as informações que você precisa para validar a carga horária e pagar seu funcionário. A implementação dessa solução vai trazer muitos benefícios para o negócio, aqui vão alguns:

Localização em tempo real: Com o rastreador veicular instalado nos veículos da empresa, é possível monitorar a localização em tempo real de cada veículo e, também, dos funcionários que estão conduzindo-o. Isso permite que você saiba onde eles estão em determinado momento, ajudando a verificar se os serviços estão sendo cumpridos.

Controle de horários: Um rastreador veicular pode fornecer informações precisas dos horários de início e fim do expediente e da carga horária trabalhada. Isso permite um controle mais eficiente, evitando registros falsos ou erros de anotação manual.

Roteirização otimizada: Com base nos dados de localização fornecidos pelo rastreador, é possível otimizar as rotas dos veículos garantindo que seus funcionários sigam trajetos mais eficientes, economizando tempo, combustível e reduzindo a possibilidade de desvios de rotas ou atrasos desnecessários.

Controle de produtividade: O monitoramento da frota também ajuda no controle da produtividade dos funcionários durante os serviços, sendo possível verificar se eles estão seguindo as obrigações do dia. Além disso, vai evitar paradas e intervalos prolongados ou o uso indevido dos veículos da empresa.

Segurança dos funcionários: Além de todos esses benefícios, o rastreador veicular colabora na segurança dos funcionários. Por exemplo, você pode localizá-los rapidamente e fornecer assistência em casos de emergência e, ainda, apenas com a presença do rastreador no veículo, evitar que os funcionários operem de maneira irresponsável ou perigosa, excedendo a velocidade ou dirigindo de maneira imprudente.

Mas e aí, você sabia que o rastreador veicular podia te auxiliar de tantas maneiras e ir tão além do rastreamento da frota?